sexta-feira, 31 de outubro de 2014

CONCLUSÃO - LIVROS APÓCRIFOS (INSERIDOS NA BÍBLIA CATÓLICA) POR QUE NÃO CREIO NELES


Afim de não estender nosso estudo de modo que fique cansativo, concluo aqui, mas é para termos uma pequena noção do que se ocorre e creio que esse assunto era dúvidas de muitos.

Não podemos de modo algum tomar para nossa vida livros que ensinam e justifica a mentira, o suicídio, a feitiçaria, oração pelos mortos (pois os mortos não precisam de oração, o espírito da pessoa morta está com Deus, não necessita de oração pra iluminação do caminho), e livros pobres em conteúdos e àqueles que se contradizem com outros livros da própria Bíblia.

Uma regra que não falha para você interpretar a bíblia, ou seja, entender as escrituras de um modo verdadeiro e real é utilizar a própria bíblia. Jamais nas escrituras você irá ler algo e num outro livro esse algo ter um sentido diferente, o sentido deve ser único. Um texto que te deixe em dúvidas pode ser estudado e compreendido por outros textos na própria bíblia que falem mais claramente.

Encerramos aqui nosso pequeno estudo.

Qualquer dúvidas sobre a Bíblia mandem um email para: g8_colgate2@hotmail.com

Indicações de livros referentes ao nosso estudo:

- Curso para Catecúmenos – Adão Carlos Nascimento;
- 7 razões para confiar na Bíbia- Erwin Lutzer;
- Os livros apócrifos à luz da razão e do Novo- Rosalino da Costa Lima;
- O alicerce da autoridade Bíblica- James Montgomery Boice;

- A inspiração e inerrância das Escrituras- Hermisten Maia.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

LIVROS APÓCRIFOS (INSERIDOS NA BÍBLIA CATÓLICA) POR QUE NÃO CREIO NELES – 2ª PARTE


Um dos maiores tesouros herdados pela humanidade é a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. É um livro que desde os tempos antigos fala ao coração humano, DESAFIANDO, INSTRUINDO, e APONTANDO O CAMINHO PARA A SALVAÇÃO EM CRISTO. Inspirada pelo Espírito e preservada através dos tempos, a escritura sagrada precisa ser mais e mais conhecida, praticada e ensinada.

Algumas curiosidades:
- A Bíblia tem 66 livros, 1.189 capítulos e 31.278 versículos.

Dividem-se em:

- “As escrituras sagradas – o Velho e o Novo Testamento (a nova e a velha aliança) – são a palavra de Deus”.

- Escritos em Aramaico, Hebraico e Grego.

Podemos saber que as escrituras são a palavra de Deus, pela sua MAJESTADE E PUREZA, pela HARMONIA DE TODAS AS SUAS PARTES e pelo PROPÓSITO DO SEU CONJUNTO, QUE É DAR A DEUS TODA A GLÓRIA.

Os livros não inspirados por Deus ou apócrifos são 7:

Tobias; Judite; 1 e 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruc.

O interessante desses sete livros, é que eles não estão em harmonia com o conjunto total de livros, nisso faz com que eles sejam apócrifos (livros não inspirados por Deus e não aceitos na Bíblia dos evangélicos).

Por exemplo: Os 66 livros da Bíblia, por mais que foram escritos em épocas diferentes e por pessoas diferentes usadas por Deus, elas se harmonizam pelo fato do assunto central do livro todo apontar para um foco: O Senhor Jesus Cristo. A partir do momento que um livro do conjunto total se desvia do assunto central, é tido como escritos humanos, ou seja, não é a palavra de Deus.
Essas são as maiores razões, além da pobreza de conteúdo, que leva a não termos esses livros em nossas Bíblias.


Continuaremos nosso estudo em outras postagens, acompanhe desde o começo um grande abraço!!!!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

LIVROS APÓCRIFOS (INSERIDOS NA BÍBLIA CATÓLICA) POR QUE NÃO CREIO NELES – 1ª PARTE


A Bíblia editada sob a chancela da Igreja Católica tem sete livros a mais do que a Bíblia editada pelos evangélicos. Até o início do século 16 não havia uma definição oficial sobre a situação desses livros. Alguns aceitavam como inspirados, outros não. Mas, no dia 15 de abril de 1546, o Concílio de Trento anexou-os, por decreto, à Bíblia. Os evangélicos chamam esses livros de apócrifos e não os aceitam como inspirado por Deus.
Eis algumas razões:

Morte de Razis ou Razias

37 Aconteceu também que Razis, um dos anciãos de Jerusalém, foi denunciado a Nicanor. Era um homem dedicado aos seus concidadãos, de grande reputação, e cognominado pai dos Judeus, por causa de sua benevolência. 38 Anteriormente, por ocasião da resistência ao paganismo, havia sido acusado de judaísmo e pelo judaísmo ele se havia exposto de corpo e alma com um zelo extremo. 39 Nicanor, que pretendia dar uma prova de sua hostilidade para com os judeus, enviou mais de quinhentos homens para apoderar-se dele, 40supondo que, prendendo-o, causaria aos judeus um golpe penoso. 41 Como essa tropa foi apoderar-se da torre e forçar a entrada, uma vez que havia sido dada a ordem de atear fogo e incendiar as portas, Razis, quando ia ser preso, transpassou-se com a própria espada, 42preferindo morrer nobremente antes que cair nas mãos dos ímpios e padecer ultrajes indignos de seu nascimento. 43 Na precipitação, porém, dirigiu mal o golpe e, enquanto os soldados forçavam do lado de fora contra as portas, ele correu animosamente para cima do muro e, com coragem, precipitou-se de modo a cair sobre eles; 44 estes afastaram-se com rapidez, e Razis esmagou-se no espaço deixado vazio. 45 Todavia, ainda respirando, cheio de ardor, ergueu-se e, embora o sangue lhe jorrasse como uma fonte de suas horríveis feridas, atravessou a multidão numa carreira; em seguida, de pé sobre uma rocha escarpada 46 e já inteiramente exangue, arrancou com as próprias mãos as entranhas que saíam, e lançou-as sobre os inimigos. Foi assim seu fim, pedindo ao Senhor da vida e do sopro que lhos restituísse um dia.
(Bíblia Ave-Maria- 2 Macabeus 14.37-46)

Uma outra versão diz: “Preferiu morrer honradamente....” Galera, suicídio não é motivo nobre nem de honra em nenhuma situação. Em outras histórias bíblicas isso nunca acontece, pelo contrário, o povo de Deus não se entrega ao inimigo e sim clama à Deus por socorro.

O QUE DIZ A SISTEMATIZAÇÃO DA BÍBLIA (O RESUMO):

Qual é o sexto mandamento?

R: O sexto mandamento é: “Não matarás”.

O que o sexto mandamento exige?

R: O sexto mandamento exige todos os esforços lícitos para conservar a vida e a dos nossos semelhantes.

O que o sexto mandamento proíbe?

R: O sexto mandamento proíbe tirar a nossa própria vida ou a do nosso próximo injustamente, bem como tudo aquilo que para isso concorra.


(Fonte: O Breve Catecismo de Westmisnter)

terça-feira, 28 de outubro de 2014

QUAL É O NOSSO MOTIVO DE GRATIDÃO?



Texto: Dia Nacional de ações de graças.

“O primeiro ano foi doloroso e difícil para aquelas famílias. O frio e as feras eram fatores adversos. Não desanimaram. Todos tinham fé em Deus e nas suas promessas. Cortaram árvores, fizeram cabanas de madeira e semearam o solo, confiantes. Os índios conhecedores do lugar, ensinaram a melhorar a produção. E Deus os abençoou.
No outono de 1621, tiveram uma colheita tão abençoada quanto abundante. Emocionados e sinceramente agradecidos, reuniram os índios para juntos celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus. Nascia o “Thanksgiving Day”, celebrado até hoje nos Estados Unidos, na quarta-feira de novembro, data estabelecida pelo presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939, e aprovada pelo congresso em 1941”. (Fonte: IPB/SAF)

No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ações de graças, através da Lei 787, de 27 de agosto de 1947 por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco.

DEVEMOS SEMPRE SER PESSOAS AGRADECIDAS A DEUS, PELOS SEGUINTES MOTIVOS:

MANTENHA A PAZ: Reconheça o quanto Deus é bom e não desiste de investir em você.

ANIME através de sua fé, aqueles que caminham com você.

DEEM GRAÇAS em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para você em Cristo Jesus.

TRATE circunstâncias, como circunstâncias. Não as eternize.


RECONHEÇA a vontade soberana de Deus diante das circunstâncias.

CONFIE que nos planos de Deus fundamentados em Jesus há um fim muito bom para todas as coisas. Seja grato!

(Acampamento Fempresso 2014)

“ALELUIA! RENDEI GRAÇAS AO SENHOR, PORQUE ELE É BOM, PORQUE A SUA MISERICÓRDIA DURA PARA SEMPRE”.  
(Salmos 106.1)

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

UM PAÍS DIVIDIDO


Recentemente tivemos a eleição presidencial no Brasil. Aos nossos amigos estrangeiros tenho uma péssima notícia, o Brasil está dividido!. É triste ver o que está acontecendo. Nem religião dividiu tanto a opinião como a política dividiu. O interessante é que o respeito se perdeu, a disputa iniciou, até briga em alguns lugares aconteceu!

Algumas horas depois de saber o resultado dos votos conversei com um amigo de Sergipe pelo facebook, ele disse que o estado de SP não generalizando é burro, e o ocorreu aqui e escutei de muitos dizerem é que nordestinos são burros.

Burro pra cá, burro pra lá, até onde iremos com isso?

Num momento desses recordo das palavras do apóstolo Paulo aos Romanos:

“Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.
Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.
Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá.
Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal.
Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência.
É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho”. (Romanos 13:1-6)

DEVERES DAS AUTORIDADES PARA COM O POVO:

Reconhecer a sua sujeição a Deus;
Evitar a parcialidade;
Garantir os direitos individuais e a paz social.

DEVERES DO POVO PARA COM AS AUTORIDADES:

Orar por elas;
Honrar;
Pagamento de tributos e impostos;
Reconhecimento e sujeição à sua autoridade;

Não conformação com a injustiça e a opressão.

sábado, 25 de outubro de 2014

O TARZAN SEM FLORESTA E O RIO SEM ÁGUA


Moradores do estado de SP mudam a rotina e sofrem com a falta d’água. O Ministério Público Federal recomendou a implantação imediata do racionamento de água na cidade de São Paulo.
Nesses lugares há duas regras básicas: fazer estoque de água e não desperdiçar nem uma gota. Imagine ficar sem água, durante algumas horas. E passar um dia, dois, sem uma gota de água?
(Sistema Cantareira virou córrego)

Em São Paulo, o racionamento já é realidade em 16 municípios. Nessas cidades, caminhões-pipa ficam de prontidão para atender escolas, creches e hospitais.

Guarulhos, Grande São Paulo: a segunda cidade mais populosa do estado, com cerca de 1,3 milhão de habitantes. Em Guarulhos é assim: um dia tem água. No outro, não. E caixa d'água virou artigo de primeira necessidade.

(Seria o Rio Tietê a salvação de São Paulo?)

Em Itu, cidade de 156 mil habitantes que enfrenta um racionamento rigoroso: são 42 horas seguidas sem água e apenas dez horas com água nas torneiras.
Um ponto da cidade ainda tem água, porque existe um poço artesiano e muita gente vai lá buscar água para passar o dia porque não tem água na torneira em casa.

O Nordeste do Brasil viveu em 2013 a pior seca dos últimos 50 anos. As principais causas da seca são naturais, por desmatamento e desperdício.
Duas causas nos envolvem: Desmatamento e desperdício.
Acredito que o maior racionamento que podemos fazer é o racionamento familiar, estipular por quantidade de pessoas na família litros de água a utilizar no dia, passando o estipulado, a pessoa tem direito de obter água novamente só no dia seguinte ou depois de dois dias.
Você já pensou em fazer seu arroz, cozinhar seu feijão, utilizando água de coco?
A água de coco é muito nutritiva, é um isotônico natural. Recomendada para evitar cãibras, fraqueza muscular, equilibra o sistema circulatório, pois regula o nível de sódio e de água no corpo. Também se recomenda para casos de diarreia, desidratação, e enjoos.

Somente para beber e para preparações culinárias, o que acham de optar por outro tipo de água? Pode até perder nutrientes numa preparação culinária, mas não deixa de ser água.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

FRASES DO WHATSAPP


Hoje pela manhã estive lendo frases do status de várias pessoas no WhatsApp. Algo me chamou a atenção. Vejo que tem muitas frases de zueira como “Cavalão ta doidão”, frases de músicas, de amor, mas pra mim muitas frases ali escritas são sinceras e vem do coração, eis algumas frases:

“Eu levo a vida e não sou levado por ela”

“Me diga que a realidade é melhor que o sonho, mas eu descobri do pior jeito nada é como parece”

“Você é um presente de Deus”

“O Senhor é a minha força”

“No final tudo dará certo.... Negativo”

“Deus espera mais de você”

“Amo aquelas pessoas que posso ficar um tempão sem se falar ou se ver, mas quando  nos reencontramos a amizade continua a mesma”

“Sou um sujeito imperfeito, mas o lado esquerdo do peito por inteiro te ofereço”

“A cada dia que passa a vida nos ensina algo novo”

“Quem vive de resumo nunca terá uma história”

“Entender a vontade Deus nem sempre é fácil, mas crer que Ele está no comando e tem um plano pra nossa vida, faz a caminhada valer a pena!

São muitas frases, quando as li lembrei do momento quando Jesus é acusado por  um grupo religioso,  Jesus responde:
“Uma árvore boa dá fruto bom, e uma árvore ruim dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto”... “ Pois a boca fala do que está cheio o coração”....


Que frutos temos dado? O que a nossa boca tem falado? Isso pode significar muito do que está cheio o nosso coração...

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

DE ONDE VEM MINHA PAIXÃO POR LIVROS


Quer deixar uma criança feliz? Dê um doce ou um brinquedo. Quer deixar o Paulo feliz? Dê um livro kk. Gosto bastante de livros não só de livros, mas de ler também. Até perdi a conta de quantos livros tenho, só sei que passa de 300. Tenho livros escolares, de literatura, pesquisa, filosofia, teologia, inglês, grego, crônicas tudo de um pouco.

Minha paixão por livros começou na paixão por ler. Em 2008 ganhei no meu aniversário uma Bíblia, eu não gostava de ler, inclusive a Bíblia que tem uma linguagem difícil, mas essa bíblia que ganhei é a NVI (Nova versão Internacional), fácil leitura e compreensão. Meu ânimo pra leitura despertou quando comecei a ler algo interessante e melhor, na linguagem simplificada.

“TUDO O QUE PASSA SER ENTENDIDO, É MAIS LEGAL E DIVERTIDO”.... É que nem estudar matemática, você não gosta até o momento em que você passa a entender, passou a entender, a matemática fica divertida, assim é com história, geografia etc.
Já li desde livros que não queria que acabasse até livros que não esperava logo chegar o fim.


Bora ler? Inicie leituras curtas e sobre o que você tem mais afinidades passando isso, encare o desafio de ler um bom livro de 500 páginas!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

PAULO PEDREIRO

                  

Por quase 1 ano estive auxiliando na reforma de uma Congregação Presbiteriana aqui em Piedade-SP. Tinha muito serviço e poucos trabalhadores, não dava pra todos participarem porque uns trabalhavam, outros estudavam.


Fui pintor, carpia, limpava, pegava água, tudo de um pouco. Foi uma grande experiência tirar toco de árvore, dá muito trabalho! Mas conseguimos tirar do chão. Pintar exigia paciência, cuidado e capricho. Uma vez encontramos uma aranha, graças a Deus nunca tivemos acidente no trabalho.


 O trabalho de revitalização de uma comunidade é um trabalho difícil, não na reforma do ambiente, e sim despertar o interesse das pessoas em frequentar o local.
Lembro-me que eu estava prestes a me formar no curso de cozinha, já tinha encomendado a roupa de cozinheiro pra formatura, quando fui vestir, o braço não entrava, o cara da loja perguntou se eu estava fazendo academia, disse que era o trabalho forçado mesmo kkk.
Era trabalho voluntário feito de coração, esperamos que naquele local os frutos venham e se não der, cremos que Deus nos abençoará em outro lugar.

           

“INÚTIL VOS SERÁ LEVANTAR DE MADRUGADA, REPOUSAR TARDE, COMER O PÃO QUE PENOSAMENTE GRANJEASTES; AOS SEUS AMADOS ELE O DÁ ENQUANTO DORMEM” (Salmos 127.2)

As vezes nos preocupamos muito com o nosso trabalho pensando que a comida da casa irá acabar, ou que não conseguiremos pagar todas as contas e esquecemos que Deus está nos sustentando, é mais fácil depender de Deus do que buscar segurança nas habilidades e nos esforços pessoais.


Trabalhou muito? Pare e pense: “AOS SEUS AMADOS ELE O DÁ ENQUANTO DORMEM”


terça-feira, 21 de outubro de 2014

O ÓDIO COME A GENTE


O ódio está presente em nossa vida, ele é um pecado. Há várias causas pra termos esse sentimento nada agradável. Antes de começarmos a falar sobre ódio, vamos ver o que significa.

O QUE É O ÓDIO?
R: Raiva; Detestar; Rancor.

JACÓ, CONTA-NOS A BÍBLIA, OBTENDO O DIREITO DE PRIMOGENITURA POR UM PRATO DE LENTILHAS, GANHANDO A BÊNÇÃO DO PAI POR UMA SOPA FEITA ÀS PRESSAS, FUGIU DA IRA DO IRMÃO MAIS DE UMA VEZ.

“ESAÚ GUARDOU RANCOR CONTRA JACÓ POR CAUSA DA BÊNÇÃO QUE SEU PAI LHE DERA. E DISSE A SI MESMO: OS DIAS DE LUTO PELA MORTE DE MEU PAI ESTÃO PRÓXIMOS, ENTÃO MATAREI O MEU IRMÃO” (Gênesis 27.41)

Esaú guardou rancor, ou seja, ódio contra seu irmão que aproveitando o fato do pai estar velho e cego, obteve a bênção que era pra ser de Esaú. Jacó foge de seu irmão, Jacó também foge de seu sogro.

JACÓ PREPARANDO-SE PARA O ENCONTRO COM SEU IRMÃO FAZ A SEGUINTE ORAÇÃO:

Então Jacó orou: "Ó Deus de meu pai Abraão, Deus de meu pai Isaque, ó Senhor que me disseste: ‘Volte para a sua terra e para os seus parentes e eu o farei prosperar’; não sou digno de toda a bondade e lealdade com que trataste o teu servo. Quando atravessei o Jordão eu tinha apenas o meu cajado, mas agora possuo duas caravanas.
Livra-me, rogo-te, das mãos de meu irmão Esaú, porque tenho medo que ele venha nos atacar, tanto a mim como às mães e às crianças
(Gênesis 32:9-11)

O ENCONTRO ENTRE OS IRMÃOS ACONTECEU:

“Quando Jacó olhou e viu que Esaú estava se aproximando, com quatrocentos homens, dividiu as crianças entre Lia, Raquel e as duas servas.
Colocou as servas e os seus filhos à frente, Lia e seus filhos depois, e Raquel com José por último.
Ele mesmo passou à frente e, ao aproximar-se do seu irmão, curvou-se até o chão sete vezes.
Mas Esaú correu ao encontro de Jacó e abraçou-se ao seu pescoço, e o beijou. E eles choraram”. 
(Gênesis 33:1-4)

As vezes ficamos a pensar, como isso é possível? Uma bênção roubada motivada pela mentira, produziu ódio no coração de Esaú contra seu irmão, um desejo de matar, e no encontro entre eles os dois se abraçam,se beijam e choram. Isso é perdão.

Outra ilustração que podemos dar é a história de Ives Ota.
Na manhã de 29 de agosto de 1997, o menino Ives Ota, então com 8 anos de idade, foi sequestrado por três homens quando brincava na sala de sua casa, na Vila Carrão, Zona Leste de São Paulo. Na tarde do mesmo dia, estava morto. Foi assassinado com dois tiros no rosto porque reconheceu um de seus sequestradores, Paulo de Tarso Dantas, como um dos policiais militares que trabalhavam como seguranças nas lojas de seu pai (os outros dois eram Sérgio Eduardo Pereira de Souza, também policial, e Sílvio da Costa Batista), o comerciante Massataka Ota. Atualmente, Ota, nascido na província japonesa de Okinawa, dirige uma fundação que se dedica a ajudar, além de crianças carentes, criminosos condenados. Pelo menos duas vezes por mês, ele visita o presídio militar Romão Gomes levando sementes e implementos agrícolas. Dois dos assassinos de Ives, os ex-PMs, estão presos lá. Ota já pensou em matá-los, mas hoje diz tê-los perdoado.

Entrevista com a revista VEJA:

Veja – O que aconteceu quando o senhor encontrou com os sequestradores no julgamento?
Ota – Quando eu cheguei ao fórum, eles estavam numa sala, os três juntos. O juiz disse que, se eu quisesse, poderia vê-los pelo olho mágico. Só que, em vez de olhar pelo olho mágico, eu fui lá e abri a porta. Fiquei frente a frente com os três. Eles abaixaram a cabeça. Eu cutuquei um de cada vez e falei: "Olha para mim, olha para o pai do garoto que vocês mataram". Eles não olhavam. Aí, eu disse: "Vocês mataram meu filho, mas eu não vou matar vocês. Vim aqui para perdoar vocês". Eu não tinha planejado falar aquilo, mas saiu. Naquele momento, eu nem sabia por que eu falava aquilo.

Veja – Era sincero?
Ota – Naquele momento, não sei.

Veja – Quando o senhor achou que conseguiu perdoá-los de verdade?
Ota – Foi quando um programa de TV me convidou para um encontro com eles. Aceitei justamente porque queria saber se, de fato, eu conseguiria encará-los sem ódio. Os dois militares não aceitaram o convite do programa. Fui para Avaré, para me encontrar com o terceiro seqüestrador, que é civil. Eu estava tremendo. Quando senti que ele já estava no corredor, vindo na minha direção, fiquei com medo. Pensei que fosse ter vontade de esganá-lo. Mas quando ele chegou à minha frente, o nervosismo passou. Aí, comecei a falar, falar e saí de lá muito aliviado. Foi quando tive a certeza de que eu tinha perdoado.

Veja – Perdoar ajudou?
Ota – Ajudou. Porque o ódio come a gente. Quando você consegue desculpar sinceramente a pessoa que lhe fez mal, você se sente muito melhor. Perdoar não é só bom para quem é perdoado. É bom para quem perdoa também.

Veja – O senhor disse que recentemente tentou novamente conversar com os assassinos de seu filho e eles se recusaram. O que ainda gostaria de dizer para eles?
Ota – Eu queria que um dia eles me pedissem perdão pelo que fizeram.

Veja – Por que o senhor considera isso importante? 
Ota – Não sei bem por quê. Mas eu queria. Acho que para poder chegar em casa e dizer para a minha mulher: "Olha, hoje fui lá, conversei com eles, e eles pediram perdão". Acho que ela iria ficar contente.

Lendo esse fato incrível vemos que perdoar não é esquecer, porque esquecer é amnésia (perca de memória), perdoar é aceitar o faltoso novamente e recomeçar uma nova história.

Palavras de Jesus sobre vingança e amor aos inimigos:
“Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado.
Vocês ouviram o que foi dito: Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu pai que está nos céus. Porque Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.”
                                                                        (Mateus 5 38-45)


Faça uma pergunta para você mesmo: “como posso me aproximar da pessoa que tanto tem ódio de mim?”, podemos ter a mesma atitude de Jacó quando seu irmão teve ódio dele, a atitude de Jacó foi orar a Deus pedindo orientações, pois ele estava com medo.

Se você tem dificuldades de perdoar, se você fala a si mesmo “Eu não consigo perdoar!”, lembre-se das palavras de Massataka Ota:

Perdoar ajudou?
Ota – Ajudou. Porque o ódio come a gente. Quando você consegue desculpar sinceramente a pessoa que lhe fez mal, você se sente muito melhor. Perdoar não é só bom para quem é perdoado. É bom para quem perdoa também.